banner-01
HEADER

Entre os principais desafios encontrados por empresas de controle familiar, podemos destacar a dificuldade de implementar rotinas e processos, conflitos geracionais e a complexa relação entre família, negócio e propriedade.

Pensando nisso, o Programa de Governança para Empresas Familiares foi especialmente desenvolvido para auxiliar os membros dessas empresas a compreender todo o ecossistema desse tipo de negócio, buscando promover sua longevidade e perenidade ao longo das gerações. O programa abrange desde o desenvolvimento de habilidades individuais até formas de estruturar modelos de gestão e governança, abordando uma ampla gama de tópicos essenciais para o sucesso empresarial. Além disso, também oferece insights e orientações valiosas sobre temas críticos, como a sucessão familiar, assegurando uma transição suave e eficiente de liderança ao longo das gerações.

Combinando boas práticas para a formação e desenvolvimento de novos líderes, o programa te ajudará a garantir uma gestão sólida e preparada para enfrentar os desafios do futuro, incluindo aqueles que surgem no contexto complexo da sucessão familiar.

a importância do legado

Para garantir a longevidade e perenidade de um negócio familiar ao longo das gerações, é fundamental que os membros da família adotem boas práticas de governança corporativa, alinhando interesses econômicos com princípios e valores familiares. Afinal, os valores da família, suas tradições e histórias são recursos intangíveis da cultura da empresa que não devem ser ignorados ao levar os negócios adiante e contribuem para a construção de uma marca sólida e duradoura.

No entanto, também é essencial estar aberto a inovações e mudanças, buscando constantemente formas de se adaptar ao ambiente dinâmico dos negócios e da sociedade, garantindo assim a relevância e competitividade da empresa ao longo do tempo. Ao adotar uma abordagem que valoriza tanto as raízes familiares quanto a busca por novas oportunidades, a empresa pode construir valor não apenas para o presente, mas também para as futuras gerações, assegurando assim a continuidade do negócio e sua contribuição para a comunidade e a economia em geral.

O programa visa preparar as empresas para garantir sua longevidade e perenidade ao estabelecer bases sólidas de governança corporativa. Além de atuar na transformação da família empresária. Logo, os participantes receberão oportunidades para refletir e desenvolver as competências necessárias para estruturar e implantar modelos de gestão e governança adequados ao desenvolvimento e perpetuação de seus respectivos negócios familiares, promovendo assim a continuidade e sucesso ao longo do tempo.

Assim, o programa oferece orientações para a organização de processos formais e definição clara de papéis entre os membros da família e outras partes interessadas, contribuindo para a profissionalização da gestão e permitindo decisões mais assertivas, o que é fundamental para a longevidade dos negócios. 

Além disso, essas medidas auxiliam na redução de conflitos familiares, fator importante para garantir a perenidade e harmonia na empresa, assegurando uma atuação sólida e eficaz no mercado. Com a implementação dessas práticas, as empresas familiares estarão preparadas para enfrentar os desafios do futuro e se destacar como líderes em suas áreas de atuação ao longo de várias gerações.

Sobre o
programa

Esse curso
é para mim?

Se você é membro de uma família empresária, acionista, investidor, executivo, conselheiro ou está ativamente envolvido no processo de implantação e estruturação da governança corporativa de organizações com esse perfil societário, esse curso é para você.

Metodologia

Na primeira etapa do Programa, que ocorre no formato virtual, os participantes serão convidados a trabalhar no seu autoconhecimento, a partir de reflexões sobre perfis empresariais, gaps de conhecimento e pontos fortes para assumir determinados papéis na empresa. Também desenvolverão um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

A segunda etapa conta com 8 módulos de aulas em formato de seminário, com apresentação de cases e dinâmicas em grupo com atividades práticas.

Preparação do fundador e do sucessor simultaneamente.

Cada grupo de participantes irá desenvolver um Projeto Aplicativo alinhado com suas demandas organizacionais, que contará com a mentoria dos professores do programa e de um conselho de consultores voluntários.

8

módulos

Oito módulos de imersão, ministrados por professores renomados e com grande experiência em governança corporativa e familiar.

módulo 01

O desafio da empresa familiar

Empresas de controle familiar enfrentam desafios adicionais em relação às demais empresas. A questão central diz respeito ao estabelecimento de uma disciplina que regule o relacionamento da família com o negócio. Quando isso não é bem feito, eventuais disputas e conflitos familiares podem ser levados para dentro da empresa e comprometer seu funcionamento, trazendo prejuízos para os resultados dos negócios.

Assim, este módulo irá tratar destes desafios e mostrar como as práticas de governança corporativa são fundamentais para a gestão das organizações, especialmente nas familiares.

Entendemos que os efeitos do direito de família, societários e tributários da antecipação de uma sucessão devem ser simples consequência da implementação de um Planejamento Sucessório, o qual gera benefícios muito mais relevantes para a preservação do patrimônio e harmonia da família.

Neste sentido, esse módulo contará com informações valiosas acerca do direito de família e sucessões, direito societário e governança corporativa na empresa familiar e planejamento tributário.

módulo 02

Planejamento
Patrimonial Sucessório

módulo 03

Sucessão e a transição
de vida e poder

Neste módulo os participantes serão levados a compreender as etapas de um
processo sucessório integrado aos ciclos de vida dos envolvidos e à distribuição de poder nas dimensões da família, da sociedade e patrimônio. Também visa exercitar modelos de diálogo e mentoria entre sucessores e sucedidos, com instrumentos-chave para o desenvolvimento sucessório.

A maioria dos indivíduos relaciona com a palavra conflito conceitos de crise, batalha, guerra, disputa, sendo visto sempre como algo prejudicial e indesejável. Por este motivo, devem ser resolvidos. Quando as relações familiares chegam a um momento conflituoso em que não mais existe o diálogo como norteador da relação, ou mesmo diante de qualquer adversidade própria da convivência, as pessoas integrantes do grupo familiar não chegam ao entendimento, é bastante comum a busca pela Justiça.

Neste sentido, esse módulo abordará a gestão de relações familiar e formas de mediar conflitos, a fim de evitar a desestruturação da família e do negócio.

módulo 04

Gestão das relações familiares e mediação

módulo 05

Plano Estratégico
da Família e do Negócio

Planejamento Estratégico da Família (PEF) é uma versão aprimorada de uma ferramenta comprovada para alinhar o pensamento e o planejamento de sistemas familiares e empresariais em um plano abrangente para a empresa familiar.

Este módulo apresentará aos participantes os fatores e processos que qualquer decisor, numa posição de acionista ou dirigente de um empreendimento, precisa considerar a fim de que a empresa alcance sucesso nos mercados escolhidos. Da base teórica, serão selecionados os conceitos mais modernos sobre gestão estratégica, para os participantes poderem ter uma compreensão expandida e integrada do funcionamento do negócio e do seu papel como gestor ou conselheiro estratégico dos seus respectivos negócios. A base instrumental procurará exercitar as principais ferramentas de análise e intervenção na empresa visando à melhoria do seu desempenho.

Quando as empresas familiares possuem uma gestão amadora, informal, e estão mais voltadas aos interesses da família do que as necessidades do negócio, é preciso abrir os olhos. Portanto, esse módulo irá tratar do processo de profissionalização de empresas familiares, a fim de estruturar novos hábitos e processos formais para a prosperidade do negócio.

módulo 06

Profissionalização da empresa familiar

módulo 07

O desempenho do
negócio (gestão financeira)

O objetivo deste módulo abrange o aumento da desenvoltura no uso dos termos financeiros, além da construção de ferramenta de análise e gestão financeira. A discussão deverá incluir os seguintes conceitos e tópicos: Princípios de Análise Financeira de Empresas; Perfis de Liquidez; Ciclo Econômico x Ciclo Financeiro; Gestão da Necessidade de Capital de Giro; Análise do Endividamento; Conceito de Capital Investido; Análise e Decomposição da Rentabilidade; Lucro Econômico (Residual Income); Níveis de Fluxo de Caixa; O Capital Investido e seu Custo de Oportunidade; Introdução ao Valuation.

A transformação digital é um processo a que as novas organizações ou as já
estabelecidas, deverão ser submetidas, desafiando e melhorando o seu modelo de negócio. Não se trata somente de interligar os clientes e o seu negócio, mas também utilizar informação das “coisas” (things – dispositivos, sensores, etc.) em seu benefício, melhorando a fórmula das suas receitas (incluindo serviço, personalização e inteligência) e obtendo uma maior eficiência operacional. Esta palestra ajudará a organização estabelecer rapidamente um amplo entendimento de movimento baseado em tecnologias disruptivas.

módulo 08

Uma visão sobre o mercado e as mudanças em curso (novas tendências e modelos de negócio)

depoimentos

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Quem são os mentores do Programa?

Ellipse 18 (8)
Prof. Rodrigo Peter Schilling

Palestrante, Professor, Escritor e Mentor nas áreas de Criatividade, Inovação e Estratégia Empresarial. Atua a mais de 15 anos no desenvolvimento de projetos e planos estratégicos para mais de uma centena de empresas de médio e grande portes no Brasil e no Exterior, em processos de formação, orientação e participação em organizações como: PHILIPS, AMBEV, Cia. HERING, MARISOL, NETZSCH, ANDRITZ, SALUS, AILOS, CADENCE, MUELLER ELETRODOMÉSTICOS, ENGIE, entre outras. Atualmente é CEO da Rodrigo Schilling e da Fábrica Incubadora Social, ambas com foco na inspiração de pessoas pelo conhecimento. Professor titular da Fundação Empreender e do Programa PGVE, possui dezenas de artigos Nacionais e Internacionais publicados e apresentados em congressos. Escritor do livro ASM – Agile Strategy Management. Mestre em Administração com pesquisas em Criatividade e Inovação de Modelos de Negócios, Especialista no Desenvolvimento de Dirigentes pela Dom Cabral, Pós Graduado em Gestão de Projetos pela FGV. Seu propósito: “Deixar o conhecimento como legado de vida”.

Ellipse 18 (7)
Prof. Haroldo Guimarães Brasil

Professor, consultor em finanças e conselheiro independente. PhD em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ. Mestre em Administração pela UFMG. Especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Gestão Pública e Política Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP/FUNCEP Brasília). Engenheiro Eletricista pela PUC/MG. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Analista e Gestor de Carteira certificado pela ANBIMA (CGA) – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Diretor da Strategor LTDA – Consultoria e Treinamento. Membro do Conselho de Administração da BRZ Engenharia. Conselheiro Fiscal da Sociedade Mineira de Engenheiros. Ex-Diretor Técnico do IBMEC Business School e Ex-Coordenador do Programa de MBA Executivo em Finanças. Ex-Funcionário do Banco Central do Brasil. Ex-Membro Efetivo do Conselho de Administração da Cemig, da Cemig Telecom e da Hermes Pardini.

Ellipse 18 (6)
Prof. Luciano Cansanção

Atualmente atua como conselheiro independente e certificado apoiando o desenvolvimento da governança e profissionalização de empresas familiares como coordenador do IBGC-CE e nos conselhos da Mob Telecom, Gomes de Matos e Cacique Petróleo. Atuo também como CEO de um grupo de varejo e construção civil. Construí minha carreira com vivência executiva em cargos de alta liderança com destaque em seus mercados. Tive atuação diversificada nos segmentos de serviços, comércio e indústria, em posições de diretoria (C-level) e de gestão em áreas específicas – comercial, operações, relacionamento com clientes, logística, suprimentos, tecnologia, projetos. Liderei e/ou participei ativamente de projetos de “startup”, expansão acelerada, mudança do modelo de negócios, recuperação de resultados, reposicionamento de mercado, transformação de cultura, profissionalização e integração após aquisição/fusão. Tive oportunidade de morar em diversas regiões e trabalhar em empresas regionais, nacionais e globais de portes distintos e com diferentes níveis de governança (familiar, em processo de profissionalização e companhias abertas).

Ellipse 18 (5)
Prof. Heráclito Miranda

Especialista – OPM – Harvard Business School– HBS – Boston, MA – USA, Mestre em Produção, pela UFMG.
Mestre em Comércio Internacional, pela Universidad Champagnat, Argentina. Pós-graduado em Engenharia Econômica, pela Fundação Dom Cabral. Pós-graduado em Administração Financeira, pela Fundação João Pinheiro.
Pós-graduado em Marketing, pela UNA. Professor de MBAs e pós-graduações, desde 1989. Professor Associado da HSM.

Ellipse 18 (4)
Prof. Emílio da Silva Neto

Com grande experiência como consultor e conselheiro consultivo, com viés em ‘governança, processo decisório colegiado, constituição de conselho de família / family office e sucessão empresarial familiar’, de empresas de todos os portes. Professor, palestrante, colunista e comentarista sobre inúmeros temas, em particular, ‘Excelência no Trabalho’, foi Diretor Superintendente da Weg Acionamentos, Professor da UFSC, é membro do Conselho Deliberativo e do Programa ‘Mentoria Empreendedora’ da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e Co-Fundador/Diretor Geral da Arco-Íris Alimentos. Autor de 03 livros publicados e centenas de colunas, artigos, vídeos e locuções. Certificado pela Puc PR e Católica SC na categoria ‘Conselheiro de Administração’, Eng./MSc Enga. Mecânica, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Brasil/Alemanha, Tese ‘Compartilhamento do Conhecimento Tácito no Processo de Sucessão Empresarial Familiar’, com estudo dos casos Weg, Malwee, Duas Rodas e Marisol), Pós-Graduado em Administração de Empresas e MBAs em Segurança do Trabalho, Gestão de P&D e Executivos Globais. Nos últimos 40 anos, tem se dedicado a projetos, gerenciamento e aconselhamento em empresas.

Ellipse 18 (3)
Profª Léia Wessling

Psicóloga, Empresária e Consultora.  Founder da Light Source Cultura, Gestão e Governança. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações; formação em Desenvolvimento da Governança Corporativa (IBGC), Governança Corporativa em Empresas Familiares (IBGC), Compliance (IBGC) e Fundamentos da Governança Familiar (Instituto Nexia/Barcelona). Especialista em Educação Corporativa pela USP/FIA, Gestão Empresarial pela FGV e Responsabilidade Social pela UDESC. Possui mais de 20 anos de experiência como executiva de Gente & Gestão e em projetos de consultoria em transformação cultural, chance management para fusões e aquisições, sucessão e governança corporativa e familiar. Autora da obra: Mindset: Liderança Estratégica (2019). Coordenadora do Capítulo SC do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Ellipse 18 (2)
Profª Rosania Rodrigues

Advogada e Empresária. Profissional com 10 anos de experiência na Área Jurídica. Pós Graduada em Direito Processual Civil pela PUC-COGEAE. Adquiriu experiência profissional em atuações na Defensoria Pública do Estado de São Paulo e consultorias jurídicas nas áreas de família e sucessões. Trabalhou com empresas familiares no desenvolvimento de Acordo de Sócios. Tem se dedicado em Planejamento Sucessório e na advocacia preventiva e consultiva com redução de custos, minimizando litígios de alta complexidade e prevenção de conflitos familiares.

Ellipse 18 (1)
Profª. Cláudia Lisboa

Atua há 25 anos no desenvolvimento de pessoas. Coach, mentora e consultora especialista em soft skills – desenvolvimento e execução de programas comportamentais, processos de assessment para autoconhecimento e gestão de pessoas. Ao longo desses 25 anos capacitou mais de 5000 líderes e centenas de profissionais da área de Recursos Humanos. Graduada em Administração de Empresas com habilitação em Recursos Humanos pela Universidade da Amazônia, pós graduada em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Paulista e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Escola de Negócios Integração. Ao longo de sua carreira profissional realizou muitos cursos, como: Personal & Profissional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Formação em Mentoria pela Escola de Mentores Sidnei Oliveira, Consultora de Pequenas e Médias Empresas pela COGEAE-PUC, Formação em Neuroaprendizagem pela TAI Consultoria, Action Learning Coach pela Wial Brasil, Método DISC pela ETALENT, MBTI – Myers – Briggs Type Indicator pela Felipelli, Ferramenta Inteligência Emocional EQ-I 2.0 pela Felipelli, Método Quantum pela Quantum Assessment, Desenho Instrucional 6Ds pela Affero Lab,  Formação em Pratiticioner Novo Código da PNL pelo Instituto PNL Master, Curso de Psicologia Positiva – Florescer pela Sociedade Brasileira de Coaching, Purpose Miner pela Academia Purpose Mining Game e Estruturas Libertadoras pela Aprendix.

Ellipse 18
PROF. LUÍS AUGUSTO LOBÃO MENDES

Tem uma larga experiência como conselheiro de administração de relevantes empresas. Consultor e palestrante internacional, foi diretor da HSM Educação Corporativa e professor da FDC — Fundação Dom Cabral. Realizou centenas de projetos no Brasil e no Exterior, onde também coordena, junto com a HSM, missões ao Vale do Silício nos EUA. Autor de dezenas de artigos e 09 livros publicados. Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, na categoria Conselheiro com Experiência (CCIe) é Fellow of the Strategic Planning Society (SPS – UK), mestre em Engenharia de Produção, com cursos na Olin Business School, Kellogg School of Management e Harvard Business School. Nos últimos 20 anos, tem se dedicado a trabalhar e apoiar empresas a se tornarem mais competitivas e longevas.

Há 30 anos, a Fundação Empreender tem se dedicado ao desenvolvimento do empreendedorismo e do espírito associativo entre suas associações mantenedoras. Ela é um braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que reúne mais de 37 mil empresas filiadas a 149 associações empresariais no estado.

O Programa de Governança para Empresas Familiares nasceu da necessidade de auxiliar as empresas associadas a amadurecerem em suas jornadas empresariais, superando as questões delicadas da esfera familiar. Ele é uma ramificação do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), que capacita associados com todo o conhecimento necessário para impulsionar resultados por meio de uma gestão de qualidade.

Desde o seu lançamento, há 12 anos, o PGVE já formou 62 turmas e impactou um total de 3.100 alunos de diferentes associações empresariais, em 35 cidades de Santa Catarina.

Sobre a
fundação empreender

Programa de Conselheiros Consultivos Voluntários

O programa de Conselheiros Consultivos Voluntários é mais uma iniciativa da Fundação Empreender para promover o associativismo dentro do programa de Governança, por permitir conectar empresas que estão iniciando sua jornada no processo da governança a profissionais que atuam ou gostariam de atuar como conselheiros. O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual.

banner-01
HEADER

Entre os principais desafios encontrados por empresas de controle familiar, podemos destacar a dificuldade de implementar rotinas e processos, conflitos geracionais e a complexa relação entre família, negócio e propriedade.

Pensando nisso, o Programa de Governança para Empresas Familiares foi especialmente desenvolvido para auxiliar os membros dessas empresas a compreender todo o ecossistema desse tipo de negócio, buscando promover sua longevidade e perenidade ao longo das gerações. O programa abrange desde o desenvolvimento de habilidades individuais até formas de estruturar modelos de gestão e governança, abordando uma ampla gama de tópicos essenciais para o sucesso empresarial. Além disso, também oferece insights e orientações valiosas sobre temas críticos, como a sucessão familiar, assegurando uma transição suave e eficiente de liderança ao longo das gerações.

Combinando boas práticas para a formação e desenvolvimento de novos líderes, o programa te ajudará a garantir uma gestão sólida e preparada para enfrentar os desafios do futuro, incluindo aqueles que surgem no contexto complexo da sucessão familiar.

a importância do legado

Para garantir a longevidade e perenidade de um negócio familiar ao longo das gerações, é fundamental que os membros da família adotem boas práticas de governança corporativa, alinhando interesses econômicos com princípios e valores familiares. Afinal, os valores da família, suas tradições e histórias são recursos intangíveis da cultura da empresa que não devem ser ignorados ao levar os negócios adiante e contribuem para a construção de uma marca sólida e duradoura.

No entanto, também é essencial estar aberto a inovações e mudanças, buscando constantemente formas de se adaptar ao ambiente dinâmico dos negócios e da sociedade, garantindo assim a relevância e competitividade da empresa ao longo do tempo. Ao adotar uma abordagem que valoriza tanto as raízes familiares quanto a busca por novas oportunidades, a empresa pode construir valor não apenas para o presente, mas também para as futuras gerações, assegurando assim a continuidade do negócio e sua contribuição para a comunidade e a economia em geral.

Sobre o
programa

O programa visa preparar as empresas para garantir sua longevidade e perenidade ao estabelecer bases sólidas de governança corporativa. Além de atuar na transformação da família empresária. Logo, os participantes receberão oportunidades para refletir e desenvolver as competências necessárias para estruturar e implantar modelos de gestão e governança adequados ao desenvolvimento e perpetuação de seus respectivos negócios familiares, promovendo assim a continuidade e sucesso ao longo do tempo.

Assim, o programa oferece orientações para a organização de processos formais e definição clara de papéis entre os membros da família e outras partes interessadas, contribuindo para a profissionalização da gestão e permitindo decisões mais assertivas, o que é fundamental para a longevidade dos negócios. 

Além disso, essas medidas auxiliam na redução de conflitos familiares, fator importante para garantir a perenidade e harmonia na empresa, assegurando uma atuação sólida e eficaz no mercado. Com a implementação dessas práticas, as empresas familiares estarão preparadas para enfrentar os desafios do futuro e se destacar como líderes em suas áreas de atuação ao longo de várias gerações.

Esse curso
é para mim?

Se você é membro de uma família empresária, acionista, investidor, executivo, conselheiro ou está ativamente envolvido no processo de implantação e estruturação da governança corporativa de organizações com esse perfil societário, esse curso é para você.

Metodologia

Na primeira etapa do Programa, que ocorre no formato virtual, os participantes serão convidados a trabalhar no seu autoconhecimento, a partir de reflexões sobre perfis empresariais, gaps de conhecimento e pontos fortes para assumir determinados papéis na empresa. Também desenvolverão um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

A segunda etapa conta com 8 módulos de aulas em formato de seminário, com apresentação de cases e dinâmicas em grupo com atividades práticas.

Preparação do fundador e do sucessor simultaneamente.

Cada grupo de participantes irá desenvolver um Projeto Aplicativo alinhado com suas demandas organizacionais, que contará com a mentoria dos professores do programa e de um conselho de consultores voluntários.

8

módulos

Oito módulos de imersão, ministrados por professores renomados e com grande experiência em governança corporativa e familiar.

módulo 01

O desafio da empresa familiar

Empresas de controle familiar enfrentam desafios adicionais em relação às demais empresas. A questão central diz respeito ao estabelecimento de uma disciplina que regule o relacionamento da família com o negócio. Quando isso não é bem feito, eventuais disputas e conflitos familiares podem ser levados para dentro da empresa e comprometer seu funcionamento, trazendo prejuízos para os resultados dos negócios.

Assim, este módulo irá tratar destes desafios e mostrar como as práticas de governança corporativa são fundamentais para a gestão das organizações, especialmente nas familiares.

módulo 02

Planejamento
Patrimonial Sucessório

Entendemos que os efeitos do direito de família, societários e tributários da antecipação de uma sucessão devem ser simples consequência da implementação de um Planejamento Sucessório, o qual gera benefícios muito mais relevantes para a preservação do patrimônio e harmonia da família.

Neste sentido, esse módulo contará com informações valiosas acerca do direito de família e sucessões, direito societário e governança corporativa na empresa familiar e planejamento tributário.

módulo 03

Sucessão e a transição
de vida e poder

Neste módulo os participantes serão levados a compreender as etapas de um
processo sucessório integrado aos ciclos de vida dos envolvidos e à distribuição de poder nas dimensões da família, da sociedade e patrimônio. Também visa exercitar modelos de diálogo e mentoria entre sucessores e sucedidos, com instrumentos-chave para o desenvolvimento sucessório.

módulo 04

Gestão das relações familiares e mediação

A maioria dos indivíduos relaciona com a palavra conflito conceitos de crise, batalha, guerra, disputa, sendo visto sempre como algo prejudicial e indesejável. Por este motivo, devem ser resolvidos. Quando as relações familiares chegam a um momento conflituoso em que não mais existe o diálogo como norteador da relação, ou mesmo diante de qualquer adversidade própria da convivência, as pessoas integrantes do grupo familiar não chegam ao entendimento, é bastante comum a busca pela Justiça.

Neste sentido, esse módulo abordará a gestão de relações familiar e formas de mediar conflitos, a fim de evitar a desestruturação da família e do negócio.

módulo 05

Plano Estratégico
da Família e do Negócio

Planejamento Estratégico da Família (PEF) é uma versão aprimorada de uma ferramenta comprovada para alinhar o pensamento e o planejamento de sistemas familiares e empresariais em um plano abrangente para a empresa familiar.

Este módulo apresentará aos participantes os fatores e processos que qualquer decisor, numa posição de acionista ou dirigente de um empreendimento, precisa considerar a fim de que a empresa alcance sucesso nos mercados escolhidos. Da base teórica, serão selecionados os conceitos mais modernos sobre gestão estratégica, para os participantes poderem ter uma compreensão expandida e integrada do funcionamento do negócio e do seu papel como gestor ou conselheiro estratégico dos seus respectivos negócios. A base instrumental procurará exercitar as principais ferramentas de análise e intervenção na empresa visando à melhoria do seu desempenho.

módulo 06

Profissionalização da empresa familiar

Quando as empresas familiares possuem uma gestão amadora, informal, e estão mais voltadas aos interesses da família do que as necessidades do negócio, é preciso abrir os olhos. Portanto, esse módulo irá tratar do processo de profissionalização de empresas familiares, a fim de estruturar novos hábitos e processos formais para a prosperidade do negócio.

módulo 07

O desempenho do
negócio (gestão financeira)

O objetivo deste módulo abrange o aumento da desenvoltura no uso dos termos financeiros, além da construção de ferramenta de análise e gestão financeira. A discussão deverá incluir os seguintes conceitos e tópicos: Princípios de Análise Financeira de Empresas; Perfis de Liquidez; Ciclo Econômico x Ciclo Financeiro; Gestão da Necessidade de Capital de Giro; Análise do Endividamento; Conceito de Capital Investido; Análise e Decomposição da Rentabilidade; Lucro Econômico (Residual Income); Níveis de Fluxo de Caixa; O Capital Investido e seu Custo de Oportunidade; Introdução ao Valuation.

módulo 08

Uma visão sobre o mercado e as mudanças em curso (novas tendências e modelos de negócio)

A transformação digital é um processo a que as novas organizações ou as já
estabelecidas, deverão ser submetidas, desafiando e melhorando o seu modelo de negócio. Não se trata somente de interligar os clientes e o seu negócio, mas também utilizar informação das “coisas” (things – dispositivos, sensores, etc.) em seu benefício, melhorando a fórmula das suas receitas (incluindo serviço, personalização e inteligência) e obtendo uma maior eficiência operacional. Esta palestra ajudará a organização estabelecer rapidamente um amplo entendimento de movimento baseado em tecnologias disruptivas.

Diferenciais

depoimentos

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Quem são os mentores do Programa?

Ellipse 18 (8)
Prof. Rodrigo Peter Schilling

Palestrante, Professor, Escritor e Mentor nas áreas de Criatividade, Inovação e Estratégia Empresarial. Atua a mais de 15 anos no desenvolvimento de projetos e planos estratégicos para mais de uma centena de empresas de médio e grande portes no Brasil e no Exterior, em processos de formação, orientação e participação em organizações como: PHILIPS, AMBEV, Cia. HERING, MARISOL, NETZSCH, ANDRITZ, SALUS, AILOS, CADENCE, MUELLER ELETRODOMÉSTICOS, ENGIE, entre outras. Atualmente é CEO da Rodrigo Schilling e da Fábrica Incubadora Social, ambas com foco na inspiração de pessoas pelo conhecimento. Professor titular da Fundação Empreender e do Programa PGVE, possui dezenas de artigos Nacionais e Internacionais publicados e apresentados em congressos. Escritor do livro ASM – Agile Strategy Management. Mestre em Administração com pesquisas em Criatividade e Inovação de Modelos de Negócios, Especialista no Desenvolvimento de Dirigentes pela Dom Cabral, Pós Graduado em Gestão de Projetos pela FGV. Seu propósito: “Deixar o conhecimento como legado de vida”.

Ellipse 18 (7)
Prof. Haroldo Guimarães Brasil

Professor, consultor em finanças e conselheiro independente. PhD em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ. Mestre em Administração pela UFMG. Especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Gestão Pública e Política Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP/FUNCEP Brasília). Engenheiro Eletricista pela PUC/MG. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Analista e Gestor de Carteira certificado pela ANBIMA (CGA) – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Diretor da Strategor LTDA – Consultoria e Treinamento. Membro do Conselho de Administração da BRZ Engenharia. Conselheiro Fiscal da Sociedade Mineira de Engenheiros. Ex-Diretor Técnico do IBMEC Business School e Ex-Coordenador do Programa de MBA Executivo em Finanças. Ex-Funcionário do Banco Central do Brasil. Ex-Membro Efetivo do Conselho de Administração da Cemig, da Cemig Telecom e da Hermes Pardini.

Ellipse 18 (6)
Prof. Luciano Cansanção

Atualmente atua como conselheiro independente e certificado apoiando o desenvolvimento da governança e profissionalização de empresas familiares como coordenador do IBGC-CE e nos conselhos da Mob Telecom, Gomes de Matos e Cacique Petróleo. Atuo também como CEO de um grupo de varejo e construção civil. Construí minha carreira com vivência executiva em cargos de alta liderança com destaque em seus mercados. Tive atuação diversificada nos segmentos de serviços, comércio e indústria, em posições de diretoria (C-level) e de gestão em áreas específicas – comercial, operações, relacionamento com clientes, logística, suprimentos, tecnologia, projetos. Liderei e/ou participei ativamente de projetos de “startup”, expansão acelerada, mudança do modelo de negócios, recuperação de resultados, reposicionamento de mercado, transformação de cultura, profissionalização e integração após aquisição/fusão. Tive oportunidade de morar em diversas regiões e trabalhar em empresas regionais, nacionais e globais de portes distintos e com diferentes níveis de governança (familiar, em processo de profissionalização e companhias abertas).

Ellipse 18 (5)
Prof. Heráclito Miranda

Especialista – OPM – Harvard Business School– HBS – Boston, MA – USA, Mestre em Produção, pela UFMG.
Mestre em Comércio Internacional, pela Universidad Champagnat, Argentina. Pós-graduado em Engenharia Econômica, pela Fundação Dom Cabral. Pós-graduado em Administração Financeira, pela Fundação João Pinheiro.
Pós-graduado em Marketing, pela UNA. Professor de MBAs e pós-graduações, desde 1989. Professor Associado da HSM.

Ellipse 18 (4)
Prof. Emílio da Silva Neto

Com grande experiência como consultor e conselheiro consultivo, com viés em ‘governança, processo decisório colegiado, constituição de conselho de família / family office e sucessão empresarial familiar’, de empresas de todos os portes. Professor, palestrante, colunista e comentarista sobre inúmeros temas, em particular, ‘Excelência no Trabalho’, foi Diretor Superintendente da Weg Acionamentos, Professor da UFSC, é membro do Conselho Deliberativo e do Programa ‘Mentoria Empreendedora’ da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e Co-Fundador/Diretor Geral da Arco-Íris Alimentos. Autor de 03 livros publicados e centenas de colunas, artigos, vídeos e locuções. Certificado pela Puc PR e Católica SC na categoria ‘Conselheiro de Administração’, Eng./MSc Enga. Mecânica, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Brasil/Alemanha, Tese ‘Compartilhamento do Conhecimento Tácito no Processo de Sucessão Empresarial Familiar’, com estudo dos casos Weg, Malwee, Duas Rodas e Marisol), Pós-Graduado em Administração de Empresas e MBAs em Segurança do Trabalho, Gestão de P&D e Executivos Globais. Nos últimos 40 anos, tem se dedicado a projetos, gerenciamento e aconselhamento em empresas.

Ellipse 18 (3)
Profª Léia Wessling

Psicóloga, Empresária e Consultora.  Founder da Light Source Cultura, Gestão e Governança. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações; formação em Desenvolvimento da Governança Corporativa (IBGC), Governança Corporativa em Empresas Familiares (IBGC), Compliance (IBGC) e Fundamentos da Governança Familiar (Instituto Nexia/Barcelona). Especialista em Educação Corporativa pela USP/FIA, Gestão Empresarial pela FGV e Responsabilidade Social pela UDESC. Possui mais de 20 anos de experiência como executiva de Gente & Gestão e em projetos de consultoria em transformação cultural, chance management para fusões e aquisições, sucessão e governança corporativa e familiar. Autora da obra: Mindset: Liderança Estratégica (2019). Coordenadora do Capítulo SC do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Ellipse 18 (2)
Profª Rosania Rodrigues

Advogada e Empresária. Profissional com 10 anos de experiência na Área Jurídica. Pós Graduada em Direito Processual Civil pela PUC-COGEAE. Adquiriu experiência profissional em atuações na Defensoria Pública do Estado de São Paulo e consultorias jurídicas nas áreas de família e sucessões. Trabalhou com empresas familiares no desenvolvimento de Acordo de Sócios. Tem se dedicado em Planejamento Sucessório e na advocacia preventiva e consultiva com redução de custos, minimizando litígios de alta complexidade e prevenção de conflitos familiares.

Ellipse 18 (1)
Profª. Cláudia Lisboa

Atua há 25 anos no desenvolvimento de pessoas. Coach, mentora e consultora especialista em soft skills – desenvolvimento e execução de programas comportamentais, processos de assessment para autoconhecimento e gestão de pessoas. Ao longo desses 25 anos capacitou mais de 5000 líderes e centenas de profissionais da área de Recursos Humanos. Graduada em Administração de Empresas com habilitação em Recursos Humanos pela Universidade da Amazônia, pós graduada em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Paulista e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Escola de Negócios Integração. Ao longo de sua carreira profissional realizou muitos cursos, como: Personal & Profissional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Formação em Mentoria pela Escola de Mentores Sidnei Oliveira, Consultora de Pequenas e Médias Empresas pela COGEAE-PUC, Formação em Neuroaprendizagem pela TAI Consultoria, Action Learning Coach pela Wial Brasil, Método DISC pela ETALENT, MBTI – Myers – Briggs Type Indicator pela Felipelli, Ferramenta Inteligência Emocional EQ-I 2.0 pela Felipelli, Método Quantum pela Quantum Assessment, Desenho Instrucional 6Ds pela Affero Lab,  Formação em Pratiticioner Novo Código da PNL pelo Instituto PNL Master, Curso de Psicologia Positiva – Florescer pela Sociedade Brasileira de Coaching, Purpose Miner pela Academia Purpose Mining Game e Estruturas Libertadoras pela Aprendix.

Ellipse 18
PROF. LUÍS AUGUSTO LOBÃO MENDES

Tem uma larga experiência como conselheiro de administração de relevantes empresas. Consultor e palestrante internacional, foi diretor da HSM Educação Corporativa e professor da FDC — Fundação Dom Cabral. Realizou centenas de projetos no Brasil e no Exterior, onde também coordena, junto com a HSM, missões ao Vale do Silício nos EUA. Autor de dezenas de artigos e 09 livros publicados. Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, na categoria Conselheiro com Experiência (CCIe) é Fellow of the Strategic Planning Society (SPS – UK), mestre em Engenharia de Produção, com cursos na Olin Business School, Kellogg School of Management e Harvard Business School. Nos últimos 20 anos, tem se dedicado a trabalhar e apoiar empresas a se tornarem mais competitivas e longevas.

Sobre a
fundação empreender

Há 30 anos, a Fundação Empreender tem se dedicado ao desenvolvimento do empreendedorismo e do espírito associativo entre suas associações mantenedoras. Ela é um braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que reúne mais de 37 mil empresas filiadas a 149 associações empresariais no estado.

O Programa de Governança para Empresas Familiares nasceu da necessidade de auxiliar as empresas associadas a amadurecerem em suas jornadas empresariais, superando as questões delicadas da esfera familiar. Ele é uma ramificação do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), que capacita associados com todo o conhecimento necessário para impulsionar resultados por meio de uma gestão de qualidade.

Desde o seu lançamento, há 12 anos, o PGVE já formou 62 turmas e impactou um total de 3.100 alunos de diferentes associações empresariais, em 35 cidades de Santa Catarina.

Programa de Conselheiros Consultivos Voluntários

O programa de Conselheiros Consultivos Voluntários é mais uma iniciativa da Fundação Empreender para promover o associativismo dentro do programa de Governança, por permitir conectar empresas que estão iniciando sua jornada no processo da governança a profissionais que atuam ou gostariam de atuar como conselheiros. O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual.