No último sábado, 30 de abril, os participantes da primeira turma do Programa de Capacitação de Sucessão concluíram a jornada da formação criada pela Fundação Empreender com o apoio da Facisc. “Pesquisas apontam que apenas 1,5% das empresas familiares sobrevivem até a quarta geração e que aproximadamente 12% chegam a sobreviver à primeira e foi para vencer essas estatísticas que a Fundação Empreender e a Facisc criaram o programa”, destacou o diretor presidente da Fundação, Jonny Zulauf.

O evento também contou com a participação do presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, que ressaltou a importância da preparação dos sucessores para uma gestão mais eficiente. “Agora é o momento dessas empresas colherem os resultados desse programa pioneiro em governança corporativa em empresas familiares e perpetuar seus legados ao longo dos anos”, declarou.

Um programa completo para preparar os sucessores, o curso foi pensado para ser algo prático e voltado para empresas que desejam se perpetuar e aprimorar o modelo de governança familiar, formar novos líderes capazes de lidar com os desafios peculiares das empresas familiares, como falta de agilidade na tomada de decisões e até mesmo os conflitos envolvendo a família. “Sabemos que o verdadeiro desafio a ser vencido é o que começa agora, que engloba se antecipar às mudanças, ao futuro e a um cenário que está longe de ser um oceano azul”, destacou Jonny Zulauf.

O programa abordou oito aspectos ligados à governança das empresas familiares divididos em propriedade, princípios, propósitos, papéis, poder, pessoas, práticas e perpetuidade.

 

Fonte: https://www.facisc.org.br/noticias/fundacao-empreender-forma-primeira-turma-do-programa-de-capacitacao-de-sucessores/