No cenário corporativo atual, a retenção de talentos se tornou um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas. A escassez de profissionais qualificados, aliada à crescente competitividade no mercado, exige que os gestores adotem estratégias inovadoras para atrair e manter seus melhores colaboradores. Esse foi o tema central da palestra “Estratégia Inteligente: O que empresários e gestores precisam saber para superar a escassez de talentos e potencializar resultados – Insights do case Schulz”, promovida pela Fundação Empreender. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes.
O evento, realizado quarta-feira (28 de agosto), na Associação Empresarial de Joinville (Acij), reuniu empresários e gestores interessados em compreender as melhores práticas para a retenção de talentos. A palestra foi conduzida pela empresária e professora do PGVE, Jaqueline Rezende, e por Leandro José Soares, gerente corporativo de Recursos Humanos da Schulz. Eles compartilharam suas análises sobre o mercado competitivo e as mudanças necessárias para acompanhar as transformações tecnológicas, a gestão de pessoas e o desenvolvimento estratégico.
Durante a apresentação, foram abordados diversos aspectos fundamentais para a retenção de talentos, como a importância de uma gestão de pessoas focada no desenvolvimento e na motivação contínua da equipe. Jacqueline ainda destacou como a adaptação às novas tecnologias e a implementação de processos administrativos eficientes podem ser determinantes para o sucesso das empresas nesse cenário desafiador. “Quem não se atualiza, com certeza, não caminha junto com as mudanças”, disse.
A Schulz foi citada como um exemplo de sucesso. Sua abordagem estratégica, que combina inovação, resiliência e agilidade, permite não apenas atrair talentos, mas criar um ambiente onde esses profissionais possam se desenvolver e contribuir para o crescimento da organização. E foi com base neste contexto que Leandro Soares apresentou alguns insights.
PGVE
A Fundação Empreender, organizadora do evento, reforça a importância de iniciativas como essa para capacitar empresários e gestores, oferecendo não apenas conhecimento teórico, mas também ferramentas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas. Nesse contexto, o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) se destaca como uma oportunidade única para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades de gestão.
O PGVE, com mais de 12 anos de existência, já impactou mais de 3.650 empresários, líderes e gestores em 73 turmas em mais de 30 cidades de Santa Catarina. O programa, que está com inscrições abertas para a nova turma em Joinville, oferece uma estrutura de aprendizado, composta por oito módulos que cobrem áreas essenciais para o sucesso empresarial, como Liderança e Metas, Estratégia Empresarial, Gestão Financeira, Modelos de Tomada de Decisão, Inteligência Comercial, Inovação nas Organizações, Sustentabilidade do Negócio e Gestão de Pessoas.
Além dos módulos teóricos, os participantes têm acesso a estudos de caso, depoimentos de empresários convidados e a eventos de mentoring, que incluem visitas estruturadas a grandes empresas para conhecer suas estratégias vencedoras. Os egressos do programa continuam a ser convidados para eventos exclusivos, fortalecendo o networking e a troca de experiências entre líderes empresariais.
Informações sobre o PGVE
www.fe.org.br/pgve
@fundacaoempreender_
(47) 99176-5919