Um dos mais importantes eventos de integração entre o Brasil e o Paraguai foi lançado na manhã desta quinta-feira, 3/8, na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Facisc. O evento reuniu autoridades políticas e empresariais dos dois países para o lançamento da Expo Paraguai e Brasil, que vai acontecer nos dias 21 e 22 de setembro e pretende aproximar ainda mais os dois países.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, e o da Fundação Empreender, Jonny Zulauf, receberam o ministro designado da Indústria e Comércio, Javier Gómez, a ministra da Embaixada do Paraguai em Brasília, Nímia da Silva, presidente da Câmara de Comércio Paraguai Brasil, Antônio Carlos dos Santos, o secretário de Articulação Internacional, Juliano Frohener, o secretário da Indústria de Comércio, Indústria e Serviço de SC, Silvio Dreveck, entre outros empresários e autoridades para dois momentos.

O primeiro evento foi um encontro para expor as intenções do governo paraguaio em relação ao Brasil e vice-versa. O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, disse que espera que essa aproximação traga frutos para Santa Catarina e para as empresas. “Não somos concorrentes, pelo contrário, somos parceiros e precisamos estar unidos. Estamos de portas abertas para fortalecer os laços entre esses dois países que são irmãos”.

Jonny Zulauf, presidente da Fundação Empreender destacou que o Paraguai tem um diferencial que é a segurança jurídica. “Trocarmos experiências e propósitos em comum entre os nossos países, e em especial o nosso estado que está tão perto do Paraguai, traz novos horizontes aos negócios. Temos a necessidade sim de manter as relações entre fronteiras”. A Fundação Empreender já trabalha com este propósito há mais de 20 anos.

O secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado, Juliano Froehner, destacou a importância da aproximação entre SC e o Paraguai. “Ampliarmos nossas relações é a possibilidade de trazermos de volta a rota do milho. SC tem um interesse muito grande em que o milho venha do Paraguai através da cidade de Paraíso”. Ele também explicou que existem planos de ter uma missão catarinense ainda este ano em visita ao Paraguai. “Esta é uma importante missão de vinda para estreitarmos laços. Já existe uma missão de volta para visitar o Paraguai organizada pela Apex, prevista para acontecer ainda este ano”.

O secretário da Indústria de Comércio, Indústria e Serviço de SC, Silvio Dreveck, explicou que regiões do mundo todo se organizaram e América do Sul perdeu um pouco o timing. “Esta iniciativa com o Paraguai é uma oportunidade de retomarmos os laços. É um país em pleno desenvolvimento, com políticas públicas e incentivos aos investimentos”.

Javier Gimenez , ministro designado da Indústria e Comércio, desde a eleição em abril, o presidente Santiago Peña, vem trabalhando em estreitar alianças com o Brasil. Segundo o Ministro, o futuro do Paraguai está na integração com o Brasil. “O Paraguai é um país de oportunidades. Vocês ficarão surpreendidos com o que vão conhecer”. Segundo ele, a mão de obra no Paraguai é de primeira categoria. “É um povo bom de trabalhar”. O setor privado é considerado prioridade pelo novo Governo. “Para gerar empregos, precisamos manter impostos baixos, eficiência na gestão pública, valorização do setor privado para geração de empregos, e integração com outros países. Por isso é tão importante esta integração com a Facisc para gerar oportunidades para empresas catarinenses”, ressalta o Ministro.

Expo Paraguay Brasil
“Gerando oportunidades de negócios em um ambiente sustentável” é o lema da Expo Paraguai Brasil 2023, organizada pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB), e que será realizada nos dias 21 e 22 de setembro no Centro de Convenções Conmebol (cidade de Luque, Paraguai).

Nesta edição, o foco é a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. “Este ano estamos buscando um evento com responsabilidade social, onde as oportunidades de negócios são geradas em um ambiente sustentável”, disse o diretor da CCPB e coordenador geral do evento, Junio Dantas.

Experiências
Milvo Zancanaro, vice-presidente Regional Oeste da Facisc, empresário que mantém negócios com empresas do Paraguai, explicou os passos para ampliar o mercado para o país vizinho. “A facilidade de desenvolver os negócios no Paraguai é algo fantástico. Os resultados de produtividade são grandiosos. Além dos incentivos fiscais e tributários, temos uma proximidade com as autoridades paraguaias, desde o presidente, até ministros e a embaixada. A mão de obra de alta qualidade, treinável. Chegamos até lá através de missões empresariais com a Fundação Empreender”. A Câmara de Comércio também foi ressaltada pelos empresários como fundamental para a manutenção dos negócios no Paraguai.

Vantagens e incentivos
Uma das vantagens do Paraguai é a Lei de Maquila. O regime de maquila permite às empresas importarem matérias-primas, maquinários e demais insumos necessários por meio de um sistema de admissão temporária, conforme o qual fica suspensa a cobrança dos tributos à importação. Segundo Sebastian Bogado, Adito Comercial do Paraguai no Brasil, a lei possibilitou que muitas empresas brasileiras iniciassem o processo de internacionalização. “A estabilidade e a previsibilidade são de vital importância para as empresas. Não somos perfeitos, mas estamos trabalhando para dar segurança às empresas, com incentivos fiscais e tributários. O regime de Maquila surgiu para exportação, mas as empresas também podem fazer o fornecimento para o mercado local”.