Formatura do Programa de Capacitação de Sucessores

No último sábado 30/04/2022 celebramos junto com a primeira turma do Programa de Capacitação de Sucessão o término de sua jornada.

Sabemos que o verdadeiro desafio a ser vencido é o que começa agora, que engloba se antecipar às mudanças, ao futuro e a um cenário que está longe de ser um oceano azul. Pesquisas apontam que apenas 1,5% das empresas familiares sobrevivem até uma quarta geração e que aproximadamente 12% chegam a sobreviver à primeira.

E foi para vencer essas estatísticas que a Fundação Empreender, com o apoio da Facisc, criou um programa completo para preparar esses sucessores. Um programa prático e voltado para empresas que desejam se perpetuar e aprimorar o modelo de governança familiar, para formar novos líderes capazes de lidar com os desafios peculiares das empresas familiares, como falta de agilidade na tomada de decisões e até mesmo os conflitos envolvendo a família.

O programa abordou oito aspectos ligados a governança das empresa familiares:

1 – A Propriedade: Avaliação quanto ao alinhamento dos sócios e sucessores, preparação e motivação.

2 – Os Princípios: Um dos principais ativos intangíveis da organização. O legado dos fundadores, presentes ou não que será transmitido às futuras gerações

3 – Os Propósitos: A existência formal de um planejamento estratégico, bem como a sua documentação é um dos elementos essenciais para a prática da governança.

4 – Dos Papéis: Neste item a avaliação da situação desejada, será a clareza na definição dos papéis das famílias, dos sócios e dos administradores, de forma a evitar sobreposições e misturas, reduzindo a chance de geração de conflitos.

5 – O Poder: A clareza e o estilo de liderança podem potencializar os resultados de uma organização.

6 – As Pessoas: Nesta dimensão estaremos avaliando a aderência das práticas de gestão de pessoas e seus processos, às boas práticas de governança.

7 – As Práticas: O sistema de governança necessita de processos estrutura. Estaremos neste requisito avaliando: funcionamento do conselho, transparência e qualidade do sistema de informação aos acionistas, processos de auditoria e controle.

8 – A Perpetuidade: A continuidade saudável do negócio e das relações societárias estão baseadas em cinco “ancoras da perpetuidade”.

Agora é o momento dessas empresas colherem os resultados desse programa pioneiro em governança corporativa em empresas familiares, podendo perpetuar seus legados ao longo dos anos.