Fundador da Fundação Empreender completa 90 anos com reconhecimentos e muita história para contar

Um dos empresários de visão moderna e entusiasta, José Henrique Carneiro de Loyola, que foi um marco na história da Fundação Empreender, completa 90 anos nesta quarta-feira, 12/10. Segundo o presidente da Fundação Empreender, Jonny Zulauf, a chegada de José Henrique Carneiro de Loyola à presidência da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), em julho de 1991, foi decisiva para que a Fundação tomasse corpo e pudesse vislumbrar um projeto que realmente trouxesse fôlego aos empreendedores catarinenses. Ele explica que a liderança de Loyola foi decisiva para a continuidade e crescimento da Fundação em terras catarinenses, pois ele soube vislumbrar desde o primeiro momento, nessa parceria, o principal propósito dos alemães. “Loyola foi um visionário ao fazer a parceria com as entidades alemãs darem certo. O know-how aliado à valorização do associativismo e metodologias inovadoras adaptadas à realidade catarinense, fizeram com que um projeto de aproximação transformasse, estimulasse e motivasse os pequenos empresários a se engajar nas associações comerciais e participar do processo de melhoria da oferta de serviços. “Eu percebi que esse processo, como um todo, e no longo prazo, seria transformador para a economia do nosso estado. Assim sendo, não economizei esforços para a manutenção e o fortalecimento do convênio” explicou Loyola.

Além de empresário e presidente da Fundação Empreender, Loyola foi um dos políticos catarinenses que mais lutou pelas empresas de Santa Catarina ao se tornar senador. “Através do seu mandato, a Fundação Empreender, o trabalho entre os núcleos setoriais e o importante papel das associações empresariais foi ainda mais valorizado e reconhecido no Brasil”, explica Zulauf.

A Fundação Empreender vai realizar no dia 8 de novembro, 30 anos de história com um evento que ficará marcado na trajetória da entidade. O evento vai acontecer em Joinville e Loyola será um dos homenageados.