Encontro Estadual do PGVE discute estratégias, competição e desafios da governança

Cerca de 200 empresários participaram nesta quarta-feira, 15/2, do Encontro Estadual do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) em Joinville realizado pela Fundação Empreender na sede da Associação Empresarial em Joinville (Acij).

A presidente da Acij, Maria Regina Loyola Rodrigues Alves, disse que é muito honra a associação sediar a Fundação Empreender e destacou o papel do pai como fundador da entidade.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, explicou que a Federação e a Fundação Empreender trabalham juntas há 30 anos para desenvolver e fortalecer associados.

Jonny Zulauf, presidente da Fundação Empreender, destacou que a Fundação vem ampliando seu papel como agregadora de Santa Catarina quando se vê participantes de todos o estado no evento. “Hoje festejamos os 30 anos da Fundação, e desafiados com tantos percalços, vemos que alcançamos, nossos objetivos, fortalecendo o empreendedorismo e o associativismo em Santa Catarina”, enalteceu.

Estratégia de adaptação e competição

O primeiro painel trouxe uma discussão sobre estratégia adaptativa e as regras da competição. Os painelistas provocaram os participantes com a pergunta: “Você está preparado?”. O professor José Salibi Neto, criador da HSM, a maior empresa de educação executiva do Brasil, e coautor dos livros de gestão mais vendidos do Brasil, destacou que após os 2000 a única maneira de ter sucesso é ter o cliente no centro, inovar sempre e ter estratégia.“Vivemos no mundo do “e”e não mais do “ou””. O debate contou com a presença do diretor presidente da Condor S.A, Alexandre Wiggers, o diretor presidente Grupo Agricopel Paulo Chiodini, e professor do PGVE, Rodrigo Schilling, como mediador. Wiggers explicou que uma das estratégias adotadas pela Condor foi a criação de um setor de inteligência de mercado. “Ter a cultura de dados dentro da empresa faz girar a chave”. Chiodini, que conduz o grupo Agricopel dos postos Mime, disse que a inovação no setor custa muito caro e seguir o que os grandes líderes do mercado de combustíveis fazem é uma das principais estratégias.

Homenagens

Durante o evento, a Fundação Empreender homenageou pessoas e instituições que são partes importantes da história do PGVE. As associações empresariais que são base do Programa, ACIAG de Guaramirim, ACISLO, de São Lourenço do Oeste, a ACIM, Mafra, a ACIRS, Rio do Sul e a ACIT de Tubarão foram reconhecidas pela sua dedicação e trabalho. Os presidentes e executivos receberam uma homenagem com placas e medalhas.

Os desafios da governança em um cenário de incertezas

Outro assunto discutido no evento foi o cenário da governança. O professor Luís Lobão, especialista em Governança Corporativa e Estratégia Empresarial, com experiência como conselheiro de administração de relevantes empresas, falou sobre a importância dos conselheiros para as empresas. “Temos que ter certeza quando damos uma opinião”.

O debate trouxe ainda a presidente do Grupo Lunelli, Viviane Lunelli, o CEO na Senior Sistemas, Carlenio Castelo Branco, o professor do PGVE, Alexandre Weiller. Viviane disse que a Lunelli atua com o conselho consultivo há 11 anos. “Temos um Conselho de valor”. Carlenio destacou que o mundo está diferente e as tecnologias estão aí e ressaltou que tem que inovar. “O medo de errar a gente nunca pode ter. Muitas empresas erraram pela execução ou pelo medo de errar, mas tentaram”.

Lançamento de livro

O evento contou com o lançamento do livro “Meta Business: Potencialize seu modelo de negócio com a WEB 3.0” dos professores Luíz Lobão e Rodrigo Schilling.

Silvia Coleraus, do Comitê do PGVE de Joinville, falou das oportunidades que a Fundação oferece no Programa de Sucessão Empresarial, que busca preparar os participantes para exercerem com excelência as demandas relativas à sucessão nas empresas. “Estamos com as inscrições abertas para a 2a Turma do programa para Joinville, com início das aulas para 23 de junho”. Já o PGVE está com a quarta turma em Joinville. “As aulas terão início no dia 10 de maio”, alertou.