Contas aprovadas e novo tesoureiro definido

Fundação Empreender realizou assembleias nesta semana

Nesta terça-feira, 11 de junho, foram realizadas duas assembleias da Fundação Empreender. A primeira, a Assembleia Geral Ordinária (AGO), teve como objetivo a aprovação das contas referentes ao exercício de 2023 e a apresentação das ações desenvolvidas ao longo do ano passado. Já a pauta da assembleia extraordinária foi arecomposição do 1º Tesoureiro da entidade. Os trabalhos foram presididos pelo presidente da Facisc e do Conselho Curador da fundação, Elson Otto, e pelo ex-presidente da Fundação Empreender, Jonny Zulauf e pelo vice-presidente, Marcos Müller.

Otto destacou o propósito de sua gestão à frente da Federação, enfatizando o fortalecimento contínuo da Fundação Empreender. Ele ressaltou que a entidade é um braço técnico da Facisc, e, por conta disso, todos devem caminhar na mesma direção e em conjunto no desenvolvimento de projetos e ações.

Zulauf foi responsável pela apresentação do relatório das atividades desenvolvidas pela Fundação Empreender entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado. O destaque foi para o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), que teve 12 novas turmas em 2023, reunindo cerca de 3.650 participantes em mais de 30 cidades catarinenses ao longo de 12 anos de atividade. “São empreendedores que entendem o sentido e a importância de se capacitar, e são pessoas hoje com uma opinião forte sobre a Fundação Empreender e a Facisc”, disse.

Com a primeira turma realizada em 2022, o Programa de Governança para Empresas Familiares foi considerado um sucesso. Ainda neste ano, está prevista uma nova turma, preparando empresários e seus familiares para o momento de transição nas companhias, algo que, segundo Jonny, é pouco pensado por muitos empresários. Daí a importância do programa.

Por meio do Programa de Internacionalização, a Fundação Empreender realizou dois eventos: um com representantes do México, em maio do ano passado, e outro com representantes do Paraguai, proporcionando networking e abrindo portas para a geração de negócios entre empresas. Também foram realizadas missões para uma feira na Alemanha e outra no Paraguai.

Ainda na lista de atividades da entidade está a recepção de uma comitiva alemã da HWK, a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, órgão responsável por implantar no Brasil a ideia dos núcleos setoriais, algo hoje bastante presente na base das Associações Empresariais. Devido ao sucesso, ainda em 2024, uma nova delegação da Alemanha estará em Santa Catarina para conhecer o funcionamento dos núcleos. “É algo que deu muito certo”, destacou Zulauf.

Dentro das atividades desenvolvidas em 2023, houve a escolha da nova diretoria da Fundação Empreender, tendo José Nelson Notari como presidente para a gestão de 2024 a 2026.

Prestação de contas 

Na sequência ao relatório de atividades, foi apresentada a prestação de contas da Fundação Empreender referente a 2023, que foi aprovada por unanimidade.

Recomposição

Após a assembleia geral ordinária, foi realizada uma assembleia extraordinária para recomposição da diretoria. Foi aprovado o nome de Gilson José Gugelmin para 1º Tesoureiro da Fundação Empreender. Gilson atua na Condor, em São Bento do Sul, e teve seu nome aprovado por unanimidade.