A Fundação Empreender encerra o ano de 2025 com um balanço altamente positivo, reafirmando seu papel como motor de desenvolvimento para o ecossistema empresarial catarinense. Ao longo dos últimos 12 meses, a entidade intensificou suas ações em frentes estratégicas, unindo a capacitação teórica de alto nível à prática vivencial em mercados globais.
Um dos pilares do ano foi o sucesso do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE). Em 2025, o programa deu início a cinco novas turmas, impactando diretamente cerca de 250 líderes, gestores e empresários em diferentes cidades de Santa Catarina.
O foco das capacitações foi a modernização dos processos de gestão e a preparação de executivos para os desafios de um mercado cada vez mais dinâmico. O PGVE completou 14 anos e, nesse período, já capacitou 5 mil líderes, gestores e empresários em mais de 100 turmas espalhadas por 35 cidades de Santa Catarina.
Além da gestão operacional, a Fundação Empreender apresentou neste ano o Programa de Governança para Empresas Familiares e Multisocietárias (PGEF). A iniciativa surgiu para suprir uma demanda latente do mercado: a profissionalização da sucessão empresarial e a garantia da perenidade dos negócios por meio de estruturas sólidas de governança.
Em novembro, a Fundação Empreender celebrou 33 anos de história, reunindo a diretoria e representantes das associações empresariais mantenedoras, em Joinville.
Fronteiras rompidas
Por meio do Programa de Internacionalização e Missões, um dos destaques foi o intercâmbio que trouxe um profissional de climatização da Alemanha para atuar por quatro meses em uma empresa de Florianópolis. Os intercâmbios são realizados por meio de parceria com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK).
Missões Empresariais
O braço de missões internacionais da Fundação Empreender também se destacou ao longo do ano. Em 2025, foram três missões, proporcionando experiências e oportunidades para empresas catarinenses. Um dos destinos foi a China, com visita à Canton Fair, a maior feira multissetorial do planeta, abrindo portas para novos fornecedores e tecnologias.
Na Alemanha, a comitiva participou da IBA Düsseldorf, referência global para os setores de panificação e confeitaria. A tradicional missão ao Paraguai focou em oportunidades de investimento e modelos de competitividade tributária e produtiva. Ao longo do ano, foram 48 empresários participantes das missões, com mais de 50 reuniões de negócios realizadas, gerando 95% de aprovação, com participantes classificando as missões como “excelentes”.
O que esperar de 2026
A Fundação Empreender já trabalha no planejamento do próximo ciclo. Para 2026, a agenda de capacitação será mantida, com novas turmas do PGVE. No campo internacional, o calendário promete ser ainda mais robusto, com missões confirmadas para China, Alemanha, Paraguai e a inclusão da Espanha como novo destino estratégico para os empreendedores brasileiros.
Novas turmas do PGVE também estão programadas, assim como o início da turma do PGEF em Mafra. A Fundação Empreender tem como foco o crescimento, a lucratividade e a perenidade dos negócios. O PGVE e o Programa de Internacionalização focam mais no crescimento e na lucratividade, e o PGEF vai atuar na perenidade dos negócios.