Fundação Empreender comemora 30 anos no próximo dia 8

30 anos de trajetória com foco no empreendedorismo, no desenvolvimento de empresas catarinenses com destaque para internacionalização, gestão e vivência empresarial e sucessão, esta é a história da Fundação Empreender, entidade catarinense, braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, que será comemorada no próximo dia 8 de novembro em Joinville. O evento vai reunir empresários de todo o estado que contribuíram e contribuem para a trajetória da entidade no dia 8/11 em Joinville.

Responsável por trazer ao Brasil uma das metodologias mais inovadoras no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, a Fundação Empreender deu o pontapé inicial para o nascimento do Programa Empreender, programa catarinense que hoje está em todo o Brasil e em diversos países.

História

Santa Catarina é um berço de empreendedorismo, onde grandes negócios surgem de pequenos empreendimentos. Mesmo administradas por bons empresários, muitas dessas empresas não possuíam a prática básica para permanecerem vivas, principalmente quando se tratava de negócios familiares. “Era necessário aumentar a troca de conhecimento, visando auxiliar o seu desenvolvimento técnico e estrutural. Assim nasceu a Fundação Empreender”, explica Jonny Zulauf, presidente da Fundação Empreender. As Associações Empresariais de Brusque, Joinville e Blumenau intermediaram, junto ao Governo Alemão, um programa de cooperação econômica destinado à América do Sul, no qual o BMZ (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) convidou a HWK (Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera) para analisar a proposta brasileira de participação.

Após algumas reuniões iniciaram as ações com uma forte parceria entre técnicos alemães e brasileiros. Os programas que seriam desenvolvidos totalmente pela Fundação Empreender tinham como objetivo reunir micro e pequenas empresas de diversos segmentos e buscar soluções em conjunto.

A partir desse ponto, criaram se novos programas que ultrapassaram as fronteiras de Santa Catarina e do Brasil. Por fim, o processo de crescimento da Fundação Empreender se consolidou através da institucionalização da Fundação como braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

A Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), possui aproximadamente 80 mil associados, que juntos representam 300 mil funcionários de pequenas e médias empresas, de trabalhadores manuais, tais como padeiros, açougueiros, marceneiros, sapateiros, mecânicos de automóveis dentre outros.

O principal papel da Câmara é atuar na capacitação profissional de seus associados, através dos seus centros de formação espalhados pelo estado da Baviera. Além da formação, a Câmara também oferece serviços de consultoria e trabalha fazendo lobby em defesa dos interesses de seus associados, em diferentes esferas políticas.

Mantenedoras

A Fundação Empreender tem entre as suas mantenedoras as associações: ACIAC Corupá, ACIAG Guaramirim, ACIBR Brusque, ACIC Canoinhas, ACII Itajaí, ACIM Mafra, ACIRS Rio do Sul, ACIO Orleans, ACISBS São Bento do Sul, ACISLO São Lourenço, ACIT Tubarão, AEI Itaiópolis, ACIAF Fraiburgo, ACIRNE Rio Negrinho e ACIVALE Braço do Norte.

A FE trabalha no desenvolvimento dos associados das Associações Empresariais através de quatro Programas: PROINT, PRODL, PGVE e o Programa de Sucessão Empresarial, e atua em parceria com as Associações Empresariais do Sistema FACISC.

PROINT

O PRO-INT tem como objetivo atuar com a internacionalização das associações empresariais e seus empresários associados através de programas, projetos e missões internacionais técnicas e institucionais. Qualquer empresa que faça parte das associações do Sistema FACISC podem participar. “Empresas que estejam interessadas em …

FONTE: https://rcnonline.com.br/geral/fundacao_empreender_comemora_30_anos_no_proximo_dia_8.193641

Últimas notícias