RECONHECIMENTO
Durante a celebração dos 30 anos de criação dos Núcleos Empresariais, nesta segunda-feira, dia 22 de novembro à ACIJ homenageou entidades relevantes para a consolidação do processo no Brasil como a Fundação Empreender, braço técnico da FACISC. Na ocasião, o presidente Jonny Zulauf recebeu a homenagem prestada à entidade pelas contribuições realizadas aos núcleos setoriais.
NOITE ESPECIAL
O evento também contou com a participação do empresário José Henrique Carneiro de Loyola, fundador e patrono da Fundação Empreender, no qual recebeu uma homenagem especial da ACIJ pela passagem dos 30 anos de criação dos Núcleos Empresariais no Brasil.
Loyola foi o grande incentivador do projeto desde o primeiro momento e responsável pela implantação do convênio com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, na Alemanha, em sua gestão à frente da ACIJ. No início, o projeto tinha por objetivo fortalecer as pequenas empresas e preparar as associações também para a prestação de serviços, com uma gestão mais profissional.
Em seu pronunciamento, o homenageado lembrou que em 1990 aproveitou uma viagem à Alemanha – para participar da Heimtextil, uma feira têxtil alemã – para conhecer um pouco mais das instituições estavam propondo acordo de cooperação com associações empresariais catarinenses, entre elas a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), que tinha na época 52 mil associados e uma rede de suporte às empresas de pequeno porte.
Para Loyola, ficou claro que o objetivo dos convênios com as associações empresariais era fortalecer o associativismo e, com isso, promover o desenvolvimento das empresas, fornecendo conhecimento e capacitando pessoas para serem multiplicadoras das metodologias.