Você sabia que apenas 1,5% das empresas familiares sobrevivem até uma quarta geração e que aproximadamente 12% chegam a sobreviver à primeira? Pesquisas revelam que 65% das empresas que simplesmente são engolidas pelo mercado, e isso decorre de problemas sucessórios, pessoais e financeiros. Preocupante, ainda mais em cenários cada vez mais desafiadores.

Pensando nisso, em dar longevidade às empresas, a Fundação Empreender, braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), está lançando neste dia 29 de outubro a Escola Internacional de Sucessão Empresarial. O objetivo do Programa de Sucessão Empresarial é preparar as empresas para os desafios peculiares que se apresentam, assegurando que o legado criado pelo fundador se perpetue com o sucessor, e a empresas possa ter a segurança necessária no momento da transferência da liderança. O fundador cada vez mais passa a assumir um papel de coach do sucessor, formando novos líderes capazes de lidar com os desafios peculiares das empresas familiares.

O evento de lançamento, no próximo dia 29, às 19 horas, será restrito a convidados, na modalidade presencial (respeitando as normas de distanciamento social), no Salão Nobre da Associação Empresarial de Joinville (Acij), e também com transmissão online pelo Youtube. A cerimônia contará com a participação especial do professor Luís Lobão e outros convidados.

O objetivo do programa é dar sustentabilidade, perenidade às empresas familiares, incentivando ações como meritocracia, senso de legado e práticas estruturadas de governança. Entre os diferenciais da Escola Internacional de Sucessão Familiar estão: professores renomados e com grande experiência em governança familiar e um programa prático e voltado para empresas que desejam se perpetuar e aprimorar o modelo de governança familiar. Além disso, o modelo permite trabalhar simultaneamente com o sucessor e o fundador, assim os participantes têm um projeto
alinhado com os seus desafios organizacionais.

O programa tem nível internacional por contar com professores do Brasil e do exterior. Inicialmente, o projeto contemplará as cidades de Joinville, Mafra, Guaramirim, Rio do Sul e São Bento do Sul, e deve se expandir para outras cidades e regiões.