Se analisarmos os últimos 20 ou 30 anos, podemos identificar muitas mudanças e com uma velocidade cada vez mais rápida. Quantas inovações surgiram e muitas já foram ultrapassadas. Podemos chamar esse momento de NORMALIDADE DAS MUDANÇAS.

Para os negócios/empresas se manterem nesse emaranhado de mudanças de alta velocidade, o CONHECIMENTO se torna indispensável. Porém com cautela, pois a uma infinidade de dados/informações, onde corre-se o risco de ficar perdido, desviando o foco nessa infinidade de informações que não gera o CONHECIMENTO necessário para seu negócio.

As empresas/negócios devem buscar constantemente o CONHECIMENTO de forma assertiva, focado e com velocidade, para se manter no mercado de forma competitiva. São inúmeros os exemplos de mortalidade das empresas/negócios, por não terem a capacidade de ver as mudanças do mercado. Pesquisas revelam que em SC a mortalidade chega aproximadamente a 63 % em 20 anos, é alarmante esse indicador.

Segundo a Universidade de Oxford, no Reino Unido, metade das profissões hoje atribuídas à humanos, podem sumir nos próximos 2o anos e os jovens que estão no ensino fundamental e médio de hoje, terão profissões que ainda nem existem.

Porém, ainda é entendido que as pessoas são os fatores principais no sucesso organizacional e que profissionais criativos e com uma série de soft e hard skills não replicáveis por robôs, devem estar no cume dos resultados.

Com isso em voga, o CONHECIMENTO exerce papel fundamental, não na infraestrutura, máquinas e equipamentos. A gestão das pessoas e a busca constante do CONHECIMENTO é o fator chave do sucesso. Um segundo fator são ferramentas de gestão, simples e aplicáveis nos processos e procedimentos. E para complementar, deve-se desenvolver no voluntariado, se organizando em Associações Empresarias para tratar do CONHECIMENTO de forma coletiva dos negócios e da região.

Enfim, a integração de PESSOAS, CONHECIMENTO, PROCESSOS e VOLUNTARIADO são premissas consideráveis para o sucesso dos negócios.

 

______________

Escrito por: ERNESTO BERKENBROCK, que é Mestre em Eng. Mecânica, Especialista em Eng. de Produção, Bacharel em Ciências Contábeis, Tecnólogo em Fabr. Mecânica, Licenciatura Plena em Matemática, Processo de Fabricação e Informática. Coach e Consultor nas áreas de gestão, estratégia de negócios, custos, finanças, processo produtivo, Indicadores de desempenho, treinamento, organização e gestão de eventos.