Prêmio ainda vai contar com participação na principal feira do setor, que ocorre em novembro em Nuremberg, na Alemanha

É uma tarefa um tanto quanto difícil, mas não menos saborosa. Receitas de 120 cervejas artesanais de todo o País estão inscritas em um concurso promovido pelo recém-criadoInstituto Joinvilense da Cerveja para levar a melhor delas para a principal feira do setor, a Brau Beviale, em Nuremberg (Alemanha), que será realizada em novembro.

 

Os cervejeiros inscritos terão até o dia 31 de julho para preparar suas receitas e o resultado deve ser divulgado no dia 2 de agosto, em um evento promovido pelo instituto.

 

Segundo Dorval Campos Neto, um dos fundadores do instituto e idealizador do concurso, a ideia de premiar a melhor cerveja artesanal da região surgiu durante um encontro com os proprietários de uma das melhores maltarias do mundo, a alemãWeyermann.

 

— Levei eles ao Festival da Cerveja em Blumenau, em março, e eles saíram maravilhados com o que viram, principalmente pela diversidade de aromas e sabores apresentados e por verem como os brasileiros estão usando seus produtos com muita criatividade na hora de produzir a cerveja — diz.

 

Conjunto da obra

 

Entre os 120 inscritos, Dorval estima que aproximadamente 30% deles são deJoinville. Outros 30% das receitas vieram de cervejeiros catarinenses e 40%, do restante do País.

 

Para evitar engessar as receitas, as regras do concurso são bastante simples. É preciso usar um tipo de malte produzido pela marca alemã e a vencedora será a que tiver o melhor resultado no conjunto da obra – aroma, sabor, corpo e espuma.

 

Diante do número de inscritos, que teria superado as expectativas, Dorval explica que a edição de 2015 do concurso já está confirmada.

 

No ano que vem, a Cooperativa Agrária, que representa a Weyermann no Brasil, vai assumir a organização do desafio, mas o evento continuará sendo realizado em Joinville, no mês de agosto. As inscrições vão abrir em fevereiro.

Veja a reportagem na íntegra 

http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/06/concurso-promovido-por-instituicao-joinvilense-premia-melhor-receita-artesanal-de-cerveja-4527670.html

Para quem quiser garantir sua participação na feira Brau Beviale independente  do concurso, a Fundação Empreender está realizando a Missão Cervejeiros, maiores informações sobre o pacote e valores na aba Produtos -> Missões Empresariais ou em https://www.fe.org.br/missoes-empresariais/missao-cervejeiros-alemanha-09-a-18-de-novembro-de-2014-2/